quinta-feira, 17 de maio de 2012

Oferendas



OFERENDAS
Muitas pessoas (principalmente sacerdotes), dizem que os espíritos e os Orixás comem as oferendas.  Isso nada mais é do que uma forma de falar, uma gíria, digamos assim, pois os espíritos não sentem fome, pois não possuem mais corpo material. Tudo no universo precisa de equilíbrio para existir, esse equilíbrio se faz com a existência de duas partes em algo, uma parte positiva e outra negativa, pois nada é totalmente ruim e nem totalmente bom. Os alimentos, como tudo que possui vida no universo, são feitos de energias, algumas delas conhecidas pelos espíritos encarnados e outras não.
Por isso, são feitas as oferendas, para que a entidade que as estiver recebendo as absorvam através da deterioração do alimento e, não pela ingestão como alguns pouco esclarecidos pensam. Essas oferendas são usadas para o alívio e cura das pessoas, sendo que para o mal, é usada a mesma fórmula, só que se absorve a energia negativa neste caso.
Todos os seres vivos que habitam o universo, possuem uma energia vital, que muitos a chamam de aura. Essa energia, quando afetada, pode trazer diversos males ao corpo físico, pois a mesma pode ser enfraquecida ou até mesmo carregada de energias negativas, podendo causar até a morte da pessoa doente, pois, tratamentos médicos para males do espírito são completamente inúteis,  pois se não for feito um tratamento espiritual adequado imediato, como dito anteriormente, pode haver a desencarnação do doente. As oferendas feitas às entidades têm o propósito de fazer com que as mesmas renovem a aura do doente, restabelecendo assim, a sua saúde física, mental e espiritual. As oferendas normalmente são compostas de frutas de todas as qualidades, legumes, vegetais, doces, flores em quantidade e velas de todas as cores.
OXALÁ:
canjica branca cozida em água e coberta com mel deve ser servida em vasilha de louça branca, velas brancas.
OXUM:
Pêssego coberto com açúcar cristal deve ser servido em vasilha de louça branca, velas azuis claras.
7 velas brancas e 7 azuis claro, água mineral canjica branca, fitas azuis clara e branca
IANSÃ:
7 velas brancas e 7 amarelo escuro, água mineral, acarajé ou milho em espiga coberto com mel ou ainda canjica amarela, fitas branca e amarelo escuro e flores.
NANÃ:
purê de batata doce com mel (ALGUIDAR), vela roxa.
IEMANJÁ:
Arroz cozido em água sem tempero ou manjar branco servido em vasilha de louça branca, vela branca ou azul.
XANGÔ:
quiabo com azeite doce (GAMELA), vela marrom ou inhame cozido na água sem tempero e regado com dendê e mel.
OXOSSI:
frutas diversas, vinho tinto ou cerveja preta (ALGUIDAR)
Comida: jiló, quiabo, mandioca e demais legumes e verduras cozidas, vela verde.
OGUM:
Servir feijão preto cozido em água sem tempero , cerveja branca, , vela vermelha ou vela vermelha e branca
OMULU/OBALUAÊ:
pipoca estourada em areia de praia, ou no azeite de dendê , deve ser servida em vasilha de barro (alguidar), vela preta/branca.


OFERENDAS PARA CABOCLOS

Frutas diversas , milho cozido,vinho branco em coité ,flores do mato e velas
Local da oferta:   Matas

OFERENDAS PARA PRETOS-VELHOS

Feijoada ou  Tutu de feijão ou cuscuz , acompanhado de café amargo ou vinho, fumo e velas brancas.
Local da oferta : cemitérios , cruzeiros , tronco de arvore grande.
                                        
                             OFERENDAS PARA AS CRIANÇAS

Farinha de mandioca com açúcar, bolo de aniversário, balas, pirulitos e doces em geral, vela cor de rosa.
Local de oferta:  Numa praça , na praia , na cachoeira , num jardim.


6 comentários:

  1. amigo bom dia blog legal esse mais no meu pequeno entendimento nao sou sacerdote ou dirigente de casa nenhuma para mim há algumas equivocação no texto. eu sempre soube que orixá ou qualquer entidade absorve o aroma a essência o cheiro da entrega . quando começa apodrecer já vira comida de baba . orixá ou outra entidade de luz nao come entrega deteriorada . desculpa velho eu penso isso

    ResponderExcluir
  2. Bom amigo, quando voce come,o organismo sò aproveita,os nutrientes,vitaminas etc,certo?! e os resto vai tudo para o vaso sanitario. Entao,quando absorvido os alimentos,depois nao tera mais serventia,apodreceu,mas ,o espirito apoveitou e se fortaleceu,enquanto ainda tinha oq se aproveitar...è mais ou menos assim.

    ResponderExcluir
  3. Oi sou ainda uma mera mortal absorvendo e doutrinando me juntamente aos meus orixás caboclos ... As cores das velas .. meu pensamento sempre foi que nossa querida mae osum era amarelas ... Sendo suas por ser a mae do ouro me desculpe se dui ma educada mas estou vivendo e aprebapren

    ResponderExcluir
  4. Vela para Ogun é azul escuro

    ResponderExcluir