terça-feira, 1 de maio de 2012

Mediunidade na Umbanda


MEDIUNIDADE
Mediunidade é o nome atribuído a uma capacidade humana que permite uma comunicação entre homens e espíritos. Capacidade esta exercida pelos médiuns (do latim: medium = meio; intermediário; medianeiro), a pessoa que pode servir de intermediário entre os Espíritos e os homens; aquele que em um grau qualquer sente a influência dos Espíritos de modo ostensivo.  A classificação dos médiuns é feita da seguinte forma: a quem essa faculdade é detectada, ou seja, existe atividade, são chamadas de médiuns ativos , e as pessoas em que essa atividade não é detectada são chamadas de médiuns passivos. A predisposição mediúnica independe do sexo, da idade e do temperamento, bem como da condição social, da raça, da cultura, da religião, da inteligência e até mesmo das qualidades morais. Todavia, quanto mais elevado for moralmente o médium, melhor instrumento este se tornará à Espiritualidade, que poderá se manifestar de diferentes formas.



MANDAMENTOS DO MÉDIUM UMBANDISTA

1) Não ter no coração os sentimentos de superioridade, nem desejos de comparações desnecessárias.
2) Ter como primordial a vontade de alcançar o prometido em esferas superiores e demonstrar aos seus semelhantes.
3) Que os olhos da observação sejam o complemento de seus ideais mediúnicos: a curiosidade desnecessária atrai longo tempo perdido.
4) Não fazer justiça segundo seus interesses menores, a verdadeira sabedoria é estar vigilante consigo mesmo.
5) Não ser um ditador de normas e condutas, mas sim um orientador através de exemplos dados, através de suas atitudes.
6) Ter confiança nas entidades que o cercam, nem sempre se enxerga as verdades com os olhos da matéria. Está escrito: o que se colhe é o que se plantou.
7) Não acumular trabalhos desnecessários, nem se sobrecarregar com conversações fúteis. Guardar o tempo, pois a serenidade tem que ser o principal exemplo, e esse só é demonstrado com o equilíbrio.

- Ser umbandista é ser resignado.
- Ser umbandista é alterar um conceito e um modo de vida.
- Ser umbandista é evitar os costumes e as atitudes que nos afastam a presença de Deus.
- Ser umbandista é ter dedicação total, é ter aprimoramento contínuo e vigilância duradoura contra as atitudes que nos afastam do bem.
- Ser umbandista é ter como meta a caridade, a bondade, a verdade e o amor divino.
- Ser umbandista é ter vontade, ter perseverança para dissipar as controvérsias e dificuldades que tanto nos afastam do caminho justo e luminoso.
- Enfim, ser umbandista é ser aplicador das leis de Deus e como Ele, será sem dúvida apedrejado por injustiças, por ignorâncias, por maledicências, mas, como recompensa, terá a paz e o verdadeiro significado do sentimento de amor e caridade.

 


 FORÇAS DE UM MÉDIUM

   1 - O AMOR - É o Supremo criador, o Poder Absoluto que gerou a natureza e todas as outras coisas. É a força eterna, fonte do tudo e do nada. O amor é a base de tudo, envolve a estrutura de todos os fatos no desenvolvimento.
  2 - A PIEDADE - É o sentimento de devoção e de dar auxílio, ajudar, compadecer do sentimento alheio. Bondade para com o próximo, que causa para o médium um bem-estar no ato. É a força doada pelo Criador do Céu e da Terra, exemplificada na criação do Universo astral, como segunda via de evolução para voltar ás origens.
  3 - A HUMILDADE - É o sentimento de simplicidade nas expressões a si mesmo; submissão à força superior; conhecimento de sua razão e respeito à do outro. Pedir com devoção conhecendo o seu valor e o da fonte superior. Conhecer o seu lugar, o seu eu, a sua missão, para seguir o seu caminho com resignação.
   4 - A FÉ - É o sentimento da crença, do credito, do valor recebido, a confiança, a graça alcançada vinda de "cima", das forças superiores. É também, complemento da força da humildade.
   5 - A FIRMEZA - Esta é a força adquirida pela sabedoria. O equilíbrio de forças adquirido através da pesquisa, do interesse, na busca dos conhecimentos das Leis Sagradas. Conhecendo estas Leis, terá forças para saber como agir e porque agir. É saber pagar o que deve, para receber o que merece.
  6 - A SEGURANÇA - Forca adquirida pelo conhecimento da origem das coisas. Só se sente seguro em determinado lugar quem conhece profundamente este lugar. Quando estamos numa ponte, só nos sentimos seguros quando vemos as suas estrutura, suas bases, o material de que é feita, quem a fez e com que finalidade. Conhecendo a origem da ponte, então nos sentimos seguros. E nós, o que somos? Como nos sentimos seguros de nós mesmos sem conhecer a nossa origem!
   7 - A FORÇA - É o conhecimento dos rituais e da magia. A força do médium depende de seus conhecimentos da mística espiritual. Estes conhecimentos são adquiridos à medida que são merecidos e dados ou autorizados pelo Pai de Coroa (guia de frente), seja ele de uma banda ou de outra. Se o médium conhece as Leis Sagradas, ele sabe a que caminho leva uma banda ou outra, se está na banda de Luz (quem conhece a Luz, também conhece as trevas e por isso prefere a Luz), seu caminho será conduzido pela Luz. Se a força do médium é adquirida pelas trevas (quem vive nas trevas é porque não conhece a Luz), seu caminho será conduzido pelas trevas. O símbolo da força de um médium é o próprio ponto de força de seu Pai de Coroa.




DEVERES DE UM MÉDIUM
Todos os  terreiros devem ter as suas  normas e regras específicas apropriadas a  cada terreiro , para que possa haver  organização , disciplina  e ordem. Assim sendo , o nosso terreiro possui o nosso regulamento as quais citamos abaixo, pois todos os médiuns devem segui-la , visando o bom andamentos das sessões e também o bem estar dos participantes. Tivemos pessoas que não se adaptaram a estas regras, mas enfim, para que funcione bem tem que ter regras para todos. Para o bom funcionamento a seriedade é fundamental.  Citamos abaixo  os deveres  que os médiuns devem seguir rigorosamente :
Ø  O médium deverá tomar o banho de ervas antes da sessão, para poder participar e usufruir dos benefícios que uma sessão nos proporciona.
Ø  O horário da sessão deve ser rigorosamente cumprido; e ao médium sempre que for possível seja pontual e assíduo.
Ø  A primeira coisa que o médium deve fazer  ao chegar no terreiro, já no portão,devemos saudar os exus da casa ( tronqueira )  com pensamento firme , com o propósito de termos a segurança e a proteção durante a seção a ser realizada .
Ø  Saudar a linha da Almas na casa das Almas ,firmando uma vela branca a Omulu orixá responsável pelas almas santas e benditas, pedindo para que estejam durante a seção nos dando a proteção e ajudando a quem necessitar .
Ø  Firmar uma vela branca ou da cor do seu guia protetor na areia ( local da firmeza dos guias protetores) , com o pensamento firme  e com serenidade , para que os guias possam fazer um atendimento eficaz a todos. 
Ø   Ao adentrar no terreiro  deve tirar o calçado pois o solo do terreiro é sagrado.
Ø  Ao adentrar no terreiro bater a cabeça no congá , saudando os orixás , pedindo permissão para participar da seção a ser realizada.
Ø  Cumprimenta o pai ou a  mãe de santo , em seguida, pai e mãe pequena.
Ø  Em seguida posicionar no círculo ou no  alinhamento conforme o ritual do terreiro , para que a corrente não seja quebrada.
Ø  Os pontos devem ser cantados por todos, pois são preces que estão sendo feitas.
Ø  É expressamente proibido a qualquer médium coroado ou não, pegar na cabeça, testa, nuca ou coroa de outro médium, sob pena de suspensão. Não esqueça, toda cabeça tem um dono.
Ø  São proibidas as conversas paralelas, principalmente quando tem entidade em terra.
Ø  É proibido ficar sentado descansando, durante a gira, pois dificilmente o pai ou  a mãe de santo dos médiuns fica (exceção para quem esteja com problema de saúde).
Ø  É expressamente proibido entrar no terreiro após ter iniciado os trabalhos sem autorização.
Ø  Não fique de braços cruzados durante os trabalhos isso atrapalha o bom andamento da seção, dificultando a circulação da energia.
Ø  É preciso tomar cuidado para que ninguém caia, pois podem se machucar.
Ø  Estudar o conteúdo da apostila e qualquer dúvida  é só perguntar, pois nossa obrigação é esclarecer todas elas.
Ø  É expressamente proibido aos médiuns ou entidades fazerem qualquer tipo de    trabalho, no terreiro ou fora dele, sem consentimento do guia chefe ou do chefe espiritual , sob pena de suspensão.
Ø  Não se engrandeça da sua entidade, pois nenhuma é melhor que a outra.
Ø  Após a sessão não fique comentando sobre o que aconteceu durante a mesma.
Ø  Não receba nenhuma entidade em casa, pois o lugar de incorporação é no terreiro.
Ø  Médium em desenvolvimento não deve beber e nem fumar. Nos dias de gira é proibido ingerir bebida alcoólica e a pratica de relações sexuais 24 h antes da gira.
Ø  Nunca duvide daquilo que você não pode ver e nem pegar, por isso não julgue as pessoas, achando que ela está ou não com entidade, sempre creia até que te provem o contrário.
Ø  Todos devem participar e colaborar  se prontificando nas suas ações e não esperando ser solicitado , senão acaba  gente trabalhando demais e outras de menos.
Ø  Nunca deixem faltar o que suas entidades necessitam para os trabalhos .  O  médium deve sempre estar de posse dos apetrechos de suas entidades, como toalha, cachimbo, pemba, charutos, fumo de corda, palha, chapéu etc, para que possa ser rapidamente localizado quando solicitado pela entidade;
Ø  Na Umbanda nada acontece de um dia para o outro, mas sempre acontece, até mesmo quando você está desacreditando. Basta ter fé e acreditar.
Ø  A qualidade dos médiuns não se mede pelo número de guias que eles têm no pescoço, as guias são proteções  para que não se pegue carga durante as sessões, é também uma maneira de identificar qual é o pai ou mãe de cabeça de cada filho de santo.
Ø  O médium não deve freqüentar outro terreiro sem a prévia permissão do seu pai de santo.


3 comentários:

  1. Legal e importante: A qualidade dos médiuns não se mede pelo número de guias que eles têm no pescoço, as guias são proteções para que não se pegue carga durante as sessões, é também uma maneira de identificar qual é o pai ou mãe de cabeça de cada filho de santo.

    ResponderExcluir
  2. Tudo isto esta bem coerente com os ensinamentos dos Mestres de umbanda e da Luz!

    ResponderExcluir