sábado, 5 de maio de 2012

Diferença entre Tenda e Terreiro




A DIFERENCA ENTRE TENDA  E  TERREIRO

A partir de 1904, começaram a surgir no Rio de Janeiro várias casas de Umbanda denominadas de "tendas”. O termo tenda era utilizado para designar e distinguir a forma de culto adotado. Tenda era a casa de Umbanda que era estabelecida em um sobrado, ou seja, no alto, pois era comum naquela época realizar sessões nestes lugares. Como exemplo, Tenda do Caboclo-Mirim , Tenda do Caboclo da Lua, Tenda de Ogum Megê e assim sucessivamente. Já o termo terreiro foi adotado para designar aquelas casas que eram estabelecidas no chão. Daí serem classificadas de “Terreiro de Umbanda”. O terreiro foi muito mais difundido do que as tendas devido ao próprio espaço oferecido para culto e foi com esse tipo de associação religiosa que a Umbanda conquistou boa posição no país.

RITUAIS

O Ritual Umbandista varia muito de acordo com a direção da casa, pois cada agrupamento tem sua característica própria, adotando o ritual que mais se adequa ao seu tipo e ritmo de trabalho. Não temos aqui a pretensão de expressar a maneira correta ou errada  e sim  apresentar as características básicas do ritual que é praticado .
- Por meio do  pai de santo ou a mãe de santo prepare o congá  fazendo a firmeza das velas aos Orixás acendendo a primeira  vela  a Xangô ( orixá da casa ) e a segunda vela a Oxum   ( orixá da casa ) e a  terceira vela a Oxossi e em seguida  aos demais orixás .
-  O médium ao chegar no terreiro, já no portão,deve saudar os exus da casa  (tronqueira )  pedindo  segurança e a proteção durante a seção a ser realizada .
- Na casa das Almas , saudar as almas firmando uma vela branca a Omulu orixá responsável pelas almas pedindo a segurança e proteção a todos e para que a seção transcorra na mais perfeita paz e harmonia.
-  No local apropriado aos guias protetores,  firmar uma vela branca ou da cor do seu guia protetor na areia, com o pensamento firme  e com serenidade , para que os guias possam fazer um atendimento eficaz a todos.
- O médium antes de  adentrar no terreiro de Umbanda deve retirar o calçado pois o solo do terreiro é sagrado.
- O médium ao adentrar no terreiro deve bater a cabeça no congá , saudando os orixás , pedindo permissão para  participar dos trabalhos espirituais .
- O médium, em seguida , ajoelha-se apoiando com o joelho direito estendendo as duas mãos  diante do pai de santo pedindo a sua benção e logo em seguida faz-se  o  mesmo com a mãe pequena e posteriormente posiciona-se em seu lugar no alinhamento
- O médium já  dentro do terreiro ao iniciar a secção deve estar com a sua coroa coberta com a sua toalha.


  GIRA

A Gira divide-se em: Gira Festiva (homenagem aos Orixás) Gira de Caridade (consultas, descarregos) e Gira de Desenvolvimento (restrito aos médiuns).
A realização da gira processa-se em fases, a saber:
Abertura de gira : -  Por meio de um sino ou campainha, o dirigente da casa procederá a chamada dos médiuns ao terreiro , 10 minutos antes do início da gira, para que haja concentração.
Todos os integrantes da corrente deverão, ao adentrar o terreiro tirar o calçado  e bater a cabeça no conga cumprimentando os orixás ,o pai de santo e mãe pequena  ,em seguida coloca-se no alinhamento e  mantém-se em total silencio.
Quando todas as velas estão acesas e todos os orixás foram saudados, então é proferida a Prece de Abertura, Prece de Caritas, o Pai Nosso e a Ave Maria, seguidos de uma mensagem do dirigente da casa O ritual inicia-se com o ponto de abertura, que pode variar de terreiro para terreiro, em seguida cantam-se pontos para saudação a Oxalá e ao Orixá dono da casa.
No momento da oração todos os integrantes da corrente devem ajoelhar-se ou concentrar-se procurando direcionar suas preces a Deus e ao seu anjo guardião, bem como as entidades que pertençam a sua coroa.
Ponto de Abertura da Gira:
Eu abro a nossa Gira com Deus e Nossa Senhora 
Eu abro a nossa Gira Samborê Pemba de Angola




DEFUMAÇÃO
A defumação é essencial para qualquer trabalho num terreiro de Umbanda, bem como nos ambientes domésticos. Este ritual é praticado com o objetivo de purificar o ambiente (terreiro/residência), bem como o corpo mediúnico e a assistência que irão participar da gira, retirando as energias negativas e preparando o local para que a gira possa ocorrer em harmonia. O encarregado da defumação deve defumar todos os médiuns e assistência, os quatro cantos do terreiro e o congá, purificando o ambiente para que a gira possa ser realizada.
Existem dois tipos de defumação:
           a- defumação de descarrego
           b- defumação lustral
  
a- Defumação de descarrego : Serve para afastar seres do baixo astral, e dissipar larvas astrais que impregnam qualquer ambiente, tornando-o carregado e ocasionando perturbações nas pessoas que neles se encontram. Ervas utilizadas:
*palha de alho - afasta más vibrações
*Arruda - corta negatividade
*Folha de bambu - afasta vampiros astrais
*Benjoim e Canela - afastam larvas astrais
Varra a casa ou local a ser defumado, acenda uma vela para seu anjo de guarda, depois acenda um braseiro e coloque dentro do mesmo três tipos diferentes de ervas. Defume de dentro para fora, cantando o ponto de defumação e mantendo a concentra
b-Defumação lustral : Além de afastar alguns remanescentes astrais que por ventura tenham se mantido após a defumação de descarrego, esta defumação atrai para o ambiente correntes positivas das entidades, que se encarregarão de abrir seus caminhos. Ervas usadas:
*Alfazema - Limpa e purifica o ambiente
*Eucalipto - Atrai a corrente de Oxossi
*Colônia - Atrai fluidos benéficos
*Louro - Atrai a prosperidade
 Esta defumação deve ser feita da porta da rua para dentro do ambiente.

Bater Cabeça  
Esse é o ato de submissão em que nos abaixamos diante de Oxalá (Jesus) e de todos os Orixás, pedindo sua proteção.  O médium se curva e toca suavemente a testa sobre a sua toalha no congá. Em primeiro lugar batem cabeça os dirigentes da casa, seguidos dos médiuns e dos demais integrantes da corrente.   Os médiuns batem cabeça: no conga , nos atabaques e para os dirigentes da casa (pai e mãe), depois pai e mãe pequenos (se houver). Bate-se cabeça no conga   pelo respeito que o lugar impõe tendo o pensamento voltado a Deus -Uno ou Oxalá, e ainda como sinal de respeito ao chefe espiritual da casa.
 Após este ato todos estão prontos para o início da gira propriamente dita.

Incorporação 
Chamam-se através dos pontos cantados, as entidades que virão para os trabalhos. Após a chegada destas, a direção da casa os saúda e os guias incorporados cumprimentam-se entre si e ao congá.
Em muitos terreiros há a separação do passe da consulta, uma linha dará os passes, outra fará as consultas. Se for dia de homenagem a alguma entidade, não haverá consultas, somente sendo permitida a assistência cumprimentar a entidade homenageada. Em dias de giras normais serão realizados atendimentos, bem como descarregos e demais trabalhos que se façam  necessários aos assistentes. 


Fechamento  
Após o atendimento, é feito o fechamento da gira com uma oração e um agradecimento do dirigente as entidades e aos médiuns que ali se fizeram presentes prestando a caridade. Após a oração é cantado o ponto de encerramento e é fechada a gira.
Ponto de Fechamento da Gira:
Eu fecho a nossa Gira com Deus e Nossa Senhora 
Eu fecho a nossa Gira Samborê Pemba de Angola
Fechei a nossa Gira... 



Um comentário:

  1. Á benção aos mais velhos e também aos mais novos. Muito interessante essa matéria. Foi de grande aprendizado p mim. Muito obrigado.

    ResponderExcluir