terça-feira, 15 de maio de 2012

Orixás na Umbanda



ORIXÁS
A palavra Orixá quer dizer “Coroa Iluminada”; “Espírito de Luz”. É o princípio mais evoluído existente em nosso sistema, manifestado através das forças da natureza.  Orixá não é santo ,  não foi uma pessoa e nunca viveu, nunca encarnou, nunca veio à Terra.  Mas, como toda regra tem uma exceção, na Umbanda existe um caso especial, que é Oxalá ,  o principal Orixá , senhor todo-poderoso, que aparece sincretizado em Nosso Senhor Jesus Cristo, dada à sua potencialidade mediúnica divina.

A Umbanda cultua os Orixás e os sincretiza aos seguintes Santos Católicos:

Orixá
Sincretismo
Oxalá
Jesus Cristo
Iemanjá
Nossa Senhora da Glória
Oxum
Nossa Senhora Aparecida
Iansã
Santa Bárbara
Ogum
São Jorge
Oxossi
São Sebastião
Xangô
São Jerônimo
Omulú / Obaluaê
São Roque e São Lázaro
Nanã Boruquê
Santana



OXALÁ
Oxalá é a autoridade suprema na umbanda, recebendo ordens apenas, de seu pai Zambi (Deus). Ele é quem manda as entidades, para nos ajudar. Sua imagem é a de Jesus Cristo (na umbanda geralmente sem a cruz). Oxalá não incorpora na umbanda . Sua cor é branca.Suas plantas são: alecrim, boldo, alfazema, eucalipto, algodão, girassol, louro. Flores: brancas em geral (copo de leite, lírio,rosa branca...). A guia de Oxalá é composta por contas de cristal transparente ou miçangas brancas.
Dia da semana de melhor vibração: sexta-feira
Chacra atuante: coronário
Planeta regente: Sol
Cor vibratória: cristalino, com raias douradas
Cor representativa: branco (roupas, etc.)
Saudação: Aê-Babá   ou  Babá-Ekê
Amalá: para Oxalá não se dá amalá, faz-se agrado com uma mesa de frutas, que não podem ter espinhos nem farpas: manga, abacaxi, morango, carambola, cajá-manga, etc. 
Otí : água mineral, vinho branco e vinho tinto (Sangue de Cristo)
Local de entregas: campo gramado, limpo

IEMANJÁ  
 Iemanjá é um dos Orixás mais conhecidos, quem nunca ouviu falar da rainha dos mares? Sua falange consiste de sereias e princesas do mar. 
Na umbanda é conhecida pelo seu canto que parece  um choro quando chega ao conga. Os filhos de Umbanda reverenciam Iemanjá ao por o pé nas águas grandes  Sua imagem na umbanda é  uma moça de cabelos pretos e longos e um longo vestido azul.  O fato de Iemanjá ser a Criação, sua filha normalmente tem um tipo muito maternal. Aquela que transmite a todos a bondade, confiança, grande conselheira. A porta de sua casa sempre está aberta para todos, e gosta de tutelar pessoas. O homem filho de Iemanjá carrega o mesmo temperamento: é o protetor. Cuida de seus tutelados com muito amor. Geralmente é calmo e tranqüilo, exceto quando sente-se ameaçado na perda de seus filhos, isto porque não divide isto com ninguém. É franco e não admite a mentira. Normalmente fica zangado quando ofendido e o que tem como ajuntó (o segundo santo masculino) o orixá Ogum, torna-se muito agressivo e radical. Diferente é quando o ajuntó é Oxóssi. Aí sim, é pessoa calma, tranqüila, e sempre reage com muita tolerância. O maior defeito do filho de Iemanjá é o ciúme. É extremamente ciumento com tudo que é seu, principalmente das coisas que estão sob sua guarda.
Cor: Azul e Branco. 
Guia: Contas de cristais azul ou azul e branca. 
Flores: Margaridas, Rosas 
Plantas: lágrima de N. Senhora, pata de vaca , chapéu de couro, trevo, picão 
Saudação: Odocia ou odoiá yemanjá
Dia: Sábado
Número: 7,10 e 12...  
Símbolo: peixe e a estrela de cinco pontas 
Veste: Roupa azul ou vestido azul. 
Local: Mar e oceanos. 
Chacra atuante: frontal.  
Comida: vatapá ou manjar de milho branco

OXUM
Senhora das águas doces, rios e cachoeiras. Mulher de aparência serena, quando a falange está incorporada tem-se a impressão de ter sido uma mulher que muito sofreu.  O filho ou filha de Oxum, a Rainha da Água doce, dona dos rios e das cachoeiras, carrega todo o tipo de Iemanjá. A maternidade é sua grande força, tanto que quando uma mulher tem dificuldade para engravidar, é à Oxum que se pede ajuda (pelo Amalá). A diferença maior é a vaidade.Filho de Oxum ama espelhos (a figura de Oxum carrega um espelho na mão), jóias caras, ouro, é impecável no trajar e não se exibe publicamente sem primeiro cuidar da vestimenta e a mulher do cabelo e da pintura. Normalmente tem uma facilidade muito grande para o choro. É muito sensível a qualquer emoção. Voluptuosas e sensuais, porém mais reservadas que as de Iansã. Elas evitam chocar a opinião publica, à qual dão muita importância. Sob sua aparência graciosa e sedutora, escondem uma vontade muito forte e um grande desejo de ascensão
social". Seu maior defeito é o ciúme. 
Cor:  azul escuro. 
Guia: contas de cristal  azul escuro . Veste: Roupas e vestidos  azul escuro
Flores: Lírios,rosa branca e flores brancas. 
Plantas: arnica, camomila, erva cidreira, melissa, ipê, lágrima de N.Senhora. 
Amalá: moqueca de peixe e pirão (feito com a cabeça do peixe) 
Local: rios e cachoeiras. (água doce) 
Símbolo: o espelho e o coração 
Saudação: oraieieô 
Número: 6 e o 8  
Dia: sábado 
Chácara atuante: frontal                

IANSÃ
Senhora dos Ventos e das Tempestades, a Deusa Guerreira. Seu filho é conhecido por seu temperamento explosivo. Está sempre chamando a atenção por ser inquieto e extrovertido. Sempre a sua palavra é que vale e gosta de impor aos outros a sua vontade. Não admite ser contrariado, pouco importando se tem ou não razão, pois não gosta de dialogar. Em estado normal é muito alegre e decidido. Questionado torna-se violento, partindo para a agressão, com berros, gritos e choro. Tem um prazer enorme em contrariar todo tipo de preconceito. Passa por cima de tudo que está fazendo na vida, quando fica tentado por uma aventura.. Não tem medo de nada. Enfrenta qualquer situação de peito aberto. Ciumento demonstra um certo egoísmo porque não se importa com que os outros sofram pelo seu gênio reconhecidamente mal-humorado. É leal e objetivo. Sua grande qualidade, a garra, e seu grande defeito, a impensada franqueza, o que lhe prejudica o convívio social. Por ser tão marcante seu gênio, se este fosse controlado, o que não é difícil, seria pessoa muito mais feliz e querida.
Deusa dos raios e trovões, Iansã Deusa guerreira. Pois quando a falange de Iansã incorpora tem a postura de uma guerreira que está chamando os raios. Pode também ser vista na linha das águas. 
Cor: amarelo ouro. Símbolo: é o raio 
Guia: Contas de Cristais douradas.  
Saudação: eparrei oyá  
Dia: quarta-feira  
Número é:  7 e  9   
Vestes: Roupas com predominância do amarelo ouro. 
Flores: Crisântemos amarelos e todas as flores amarelas. 
Plantas: bambú, dormideira, romã, pata de vaca, rosa branca ou amarela 
Local: Pedreiras. 
Chacra atuante: frontal e cardíaco
Representação no ponto riscado: raios
     
OGUM
Ogum é o Orixá que vence demanda, ele comanda os exus, Ogum tem em sua falange outros Orixás que vem em seu nome dentre eles, Ogum Megê, Ogum Rompe Mato, Ogum Beira mar, Ogum Yara, entre outros...
O filho de Ogum é uma  pessoa de tipo esguio e procura sempre manter-se bem fisicamente. Adora o esporte e está sempre agitado e em movimento. A sua impaciência é tão marcante que não gosta de esperar. É afoito. Tem decisões precipitadas. Inicia tudo sem se preocupar como vai terminar e nem quando. Está sempre em busca do considerado o impossível. Ama o desafio. Uma marca muito forte de seu Orixá, é tornar-se violento repentinamente. Seu gênio é muito forte. Não admite a injustiça e costuma proteger os mais fracos, assumindo integralmente a situação daquele que quer proteger. Sabe mandar sem nenhum constrangimento e ao mesmo tempo sabe ser mandado, desde que não seja desrespeitado. Adapta-se facilmente em qualquer lugar. Come para viver, não fazendo questão da qualidade ou paladar da comida.  Por ser Ogum o Orixá do Ferro e do Fogo seu filho gosta muito de armas, facas, espadas e das coisas feitas em ferro ou latão . Seu maior defeito é o gênio impulsivo e sua maior qualidade é que sempre, seja pelo caminho que for, será sempre um Vencedor. 
A representração de pontos riscados: feita por espadas. 
Cores: Vermelho, Branco. 
Guia: Vermelho e Branco, predominando uma cor ou outra dependendo da falange
Saudação: ogunhê patacuri ogum   
Dia:Terça-feira
Chacraatuante:sola 
Numero: 3   
Vestes: Roupa vermelha e branca. 
Características dos filhos: persistentes,  temperamento forte determinados e batalhadores.
Planta: Espada de São Jorge, losna, aroeira, carqueja, eucalipto, jatobá, agrião, romã, 
Flor: Palmas brancas e vermelhas, crista de galo , antúrio. 
Local: Humaitá , Campinas, estrada de ferro 
Bebida: Cerveja Branca.

Desdobramentos principais de Ogum:
Na Umbanda, Ogum continua comandante (Tata) e guerreiro invencível. Se na África seus sete nomes coincidem com os das sete cidades que formavam o reino de Irê, na Umbanda eles se tornaram as falanges que seguem:
a) Ogum Beira-Mar - age nas orlas marítimas em harmonia com Iansã e Iemanjá.
b) Ogum Iara - sua cor é  azul claro e vermelho, age nos rios,  trabalha na cachoeira em harmonia com Oxum .
c) Ogum Rompe-Mato - sua cor é o Vermelho e verde , age nas matas (trabalha em harmonia completa com Oxossi, na entrada da Mata. Podendo ser cultuado tanto na terça-feira, dia de Ogum, quanto na quinta-feira, dia de Oxossi).
d) Ogum Malê - age contra todo o mal
e) Ogum Megê - sua cor é o  vermelho, branco e preto , age sobre as almas, trabalha em harmonia com Omulu, na entrada da calunga pequena - cemitério.
f) Ogum de Lei - sua cor é vinho e branco , age junto com a justiça, trabalha com as Almas em harmonia com Xangô, Omulú, Oxum e Ogum Iara).
g) Ogum de Ronda - age nas ruas, do lado de fora das porteiras.

OXOSSI
Oxossi, orixá das matas e da caça, conhecido também por suas vitórias contra a demanda.  Oxossi é o orixá do trabalho (empregos) e da linha da cura. Muitos caboclos trabalham nessa linha, pelos seus conhecimentos contra as doenças terrenas. Por ser caçador, também é conhecido por suas vitórias contra as demandas. Oxossi é representado nos terreiros pelos nossos queridos caboclos. Características de seus filhos: meio fechados, gostam de viver no seu próprio meio, contemplam a natureza, são pessoas desconfiadas, mas  quando confiam são amigos fiéis.  Quando atacado custa revidar. Quando o faz se torna perigoso. O filho de Oxóssi é talvez o mais equilibrado. Para que sua vida melhore, deve despertar aquele gigante que habita sua essência, o que o tornaria mais disposto a encarar as suas próprias dificuldades. 
Cor: Verde claro, Verde flor ou Verde bandeira.
Guia: Contas de cristais verde ou verde e branca. 
Vestes: Roupas verdes e branca ou totalmente verdes. 
Flores: Samambaia,folhagens e flores em geral. 
Plantas: alecrim, alfazema, arruda, guaco, guiné, incenso, pitanga, flamboiant  
Local:Matas e floresta
Saudação: é okearô, okê caboclo 
Dia:quinta-feira
Chacra atuante: esplênico
Número: 5   
Símbolo: é o arco e a flecha   
Bebida: Cerveja preta, vinho

XANGÔ
Xangô é o Orixá da justiça e do conhecimento , equilíbrio das forças  ligadas à  Justiça.
O sincretismo entre Xangô e São Jerônimo está no temperamento forte, crítico  na medida que ambos são conhecedores de leis e mandamentos. Orixá do trovão e da justiça, protetor dos juízes, advogados, burocratas. É representado, por um velho sentado em uma pedra segurando a tabua dos 10 mandamentos e com um leão ao lado. Características dos seus filhos: Rigidez de pensamento tem grande senso de justiça, são pessoas metódicas, equilibradas e tem facilidade no estudo.É incapaz de dar um passo maior que a perna e todas as suas atitudes e resoluções baseiam-se na segurança e chão firme que gosta de pisar. É tímido no contato mas assume facilmente o poder do mando. É eterno conselheiro, e não gosta de ser contrariado, podendo facilmente sair da serenidade para a violência, mas tudo medido, calculado e esquematizado. Acalma-se com a mesma facilidade quando sua opinião é aceita. Não guarda rancor. Se aprender a dominar esta característica, torna-se um legítimo representante do Homem Velho, Senhor da Justiça, Rei da Pedreira. Sincretizado no Rio de Janeiro com São Jerônimo, tem o seu dia comemorado em 30 de setembro. Encontramos também outras datas de comemoração porque este orixá foi sincretizado com outros Santos Católicos, em função de seus desdobramentos, a saber: Xangô Kaô, Xangô Alafim, Xangô Abomi, Xangô Alufam, Xangô Agodô, Xangô Aganju, Xangô D'Jacutá. Símbolo:Machada 

Cor: Marrom 
Saudação:KaôKabecile
Dia: Quartafeira  
Numero:  6  
Local: Pedreira. 
Guia: Conta de cristal marrom escuro. 
Vestes: De cor branca e marrom. 
Erva:  Alevante, abre caminho, manjerição, alfavaca, bananeira, erva de S. João 
Planta: inhame,quiabo. 
Bebida:  Vinho tinto.         

OMULU – OBALUAÊ
É o deus da varíola, da peste, das doenças da pele e hoje em dia da Aids.                                            Omolú e Obaluaê, ( São Roque e São Lázaro respectivamente) são as manifestações velho e o jovem de um mesmo Orixá, chamado Xapanã. Suas cores são o vermelho, o amarelo e o preto, vêm sempre com um saiote de palha da costa e tampa seu rosto com palha também. Seus colares são também de búzios e contas de louça branca  intercaladas com pretas ou, então, brancas intercaladas com pretas e vermelhas.
Cor: Branco , preto ,vermelho, amarelo       
Guia:  As cores acima.
Domínios: Cemitérios
Atuação: Contra doenças e feitiços
Saudação: Atotô- iê ou  Atotô  meu senhor    
Dia: Segunda feira
Chacra atuante : básico ou sacro 
Planta: alfavaca , beldroega , beringela.


NANÃ
Senhora do fundo dos rios, a lama que moldou todos os homens. Mãe de Oxumarê e Omulu.  É a Orixá feminina mais velha, pelo que é altamente respeitada. Veste-se de branco e azul. Suas contas são de louça branca com riscos azuis. Protege os enfermos desenganados e é patrona dos professores.
Cor:  Roxo ou violeta
Domínios:  Ribeirões e mangues
Atuação: Contra perseguições espirituais 
Saudação: Saluba Nana   
Dia : Segunda-feira
Elemento: Água
Planta: assa-peixe
Chacra atuante:  frontal e cervical
Cor da guia (colar):  roxa e branca



Nenhum comentário:

Postar um comentário