A
DIFERENCA ENTRE TENDA E TERREIRO
A partir de 1904, começaram a surgir no Rio de
Janeiro várias casas de Umbanda denominadas de "tendas”. O termo tenda era
utilizado para designar e distinguir a forma de culto adotado. Tenda era a casa
de Umbanda que era estabelecida em um sobrado, ou seja, no alto, pois era comum
naquela época realizar sessões nestes lugares. Como exemplo, Tenda do
Caboclo-Mirim , Tenda do Caboclo da Lua, Tenda de Ogum Megê e assim sucessivamente.
Já o termo terreiro foi adotado para designar aquelas casas que eram
estabelecidas no chão. Daí serem classificadas de “Terreiro de Umbanda”. O
terreiro foi muito mais difundido do que as tendas devido ao próprio espaço
oferecido para culto e foi com esse tipo de associação religiosa que a Umbanda
conquistou boa posição no país.
RITUAIS
O Ritual Umbandista varia muito
de acordo com a direção da casa, pois cada agrupamento tem sua característica
própria, adotando o ritual que mais se adequa ao seu tipo e ritmo de trabalho.
Não temos aqui a pretensão de expressar a maneira correta ou errada e sim
apresentar as características básicas do ritual que é praticado .
- Por meio do pai de santo ou a mãe de santo prepare o congá fazendo a firmeza das velas aos Orixás acendendo a primeira vela a Xangô ( orixá da casa ) e a segunda vela a Oxum ( orixá da casa ) e a terceira vela a Oxossi e em seguida aos demais orixás .
- O médium ao chegar no terreiro, já no portão,deve saudar os exus da casa (tronqueira ) pedindo segurança e a proteção durante a seção a ser realizada .
- Na casa das Almas , saudar as almas firmando uma vela branca a Omulu orixá responsável pelas almas pedindo a segurança e proteção a todos e para que a seção transcorra na mais perfeita paz e harmonia.
- No local apropriado aos guias protetores, firmar uma vela branca ou da cor do seu guia protetor na areia, com o pensamento firme e com serenidade , para que os guias possam fazer um atendimento eficaz a todos.
- O médium antes de adentrar no terreiro de Umbanda deve retirar o calçado pois o solo do terreiro é sagrado.
- O médium ao adentrar no terreiro deve bater a cabeça no congá , saudando os orixás , pedindo permissão para participar dos trabalhos espirituais .
- O médium, em seguida , ajoelha-se apoiando com o joelho direito estendendo as duas mãos diante do pai de santo pedindo a sua benção e logo em seguida faz-se o mesmo com a mãe pequena e posteriormente posiciona-se em seu lugar no alinhamento
- O médium já dentro do terreiro ao iniciar a secção deve estar com a sua coroa coberta com a sua toalha.
- Por meio do pai de santo ou a mãe de santo prepare o congá fazendo a firmeza das velas aos Orixás acendendo a primeira vela a Xangô ( orixá da casa ) e a segunda vela a Oxum ( orixá da casa ) e a terceira vela a Oxossi e em seguida aos demais orixás .
- O médium ao chegar no terreiro, já no portão,deve saudar os exus da casa (tronqueira ) pedindo segurança e a proteção durante a seção a ser realizada .
- Na casa das Almas , saudar as almas firmando uma vela branca a Omulu orixá responsável pelas almas pedindo a segurança e proteção a todos e para que a seção transcorra na mais perfeita paz e harmonia.
- No local apropriado aos guias protetores, firmar uma vela branca ou da cor do seu guia protetor na areia, com o pensamento firme e com serenidade , para que os guias possam fazer um atendimento eficaz a todos.
- O médium antes de adentrar no terreiro de Umbanda deve retirar o calçado pois o solo do terreiro é sagrado.
- O médium ao adentrar no terreiro deve bater a cabeça no congá , saudando os orixás , pedindo permissão para participar dos trabalhos espirituais .
- O médium, em seguida , ajoelha-se apoiando com o joelho direito estendendo as duas mãos diante do pai de santo pedindo a sua benção e logo em seguida faz-se o mesmo com a mãe pequena e posteriormente posiciona-se em seu lugar no alinhamento
- O médium já dentro do terreiro ao iniciar a secção deve estar com a sua coroa coberta com a sua toalha.
A Gira divide-se em: Gira Festiva
(homenagem aos Orixás) Gira de Caridade (consultas, descarregos) e Gira de
Desenvolvimento (restrito aos médiuns).
A realização da gira processa-se
em fases, a saber:
Abertura de gira : - Por
meio de um sino ou campainha, o dirigente da casa procederá a chamada dos
médiuns ao terreiro , 10 minutos antes do início da gira, para que haja
concentração.
Todos os integrantes da corrente
deverão, ao adentrar o terreiro tirar o calçado
e bater a cabeça no conga cumprimentando os orixás ,o pai de santo e mãe
pequena ,em seguida coloca-se no
alinhamento e mantém-se em total
silencio.
Quando todas as velas estão
acesas e todos os orixás foram saudados, então é proferida a Prece de Abertura,
Prece de Caritas, o Pai Nosso e a Ave Maria, seguidos de uma mensagem do
dirigente da casa O ritual inicia-se com o ponto de abertura, que pode variar
de terreiro para terreiro, em seguida cantam-se pontos para saudação a Oxalá e
ao Orixá dono da casa.
No momento da oração todos os
integrantes da corrente devem ajoelhar-se ou concentrar-se procurando
direcionar suas preces a Deus e ao seu anjo guardião, bem como as entidades que
pertençam a sua coroa.
Ponto de Abertura da Gira:Eu abro a nossa Gira com Deus e Nossa Senhora
Eu abro a nossa Gira Samborê Pemba de Angola
DEFUMAÇÃO
A
defumação é essencial para qualquer trabalho num terreiro de Umbanda, bem como
nos ambientes domésticos. Este ritual é praticado com o objetivo de purificar o
ambiente (terreiro/residência), bem como o corpo mediúnico e a assistência que
irão participar da gira, retirando as energias negativas e preparando o local
para que a gira possa ocorrer em harmonia. O encarregado da defumação deve
defumar todos os médiuns e assistência, os quatro cantos do terreiro e o congá,
purificando o ambiente para que a gira possa ser realizada.
Existem dois tipos de defumação:
a- defumação de descarrego
b- defumação lustral
a- Defumação de descarrego : Serve
para afastar seres do baixo astral, e dissipar larvas astrais que impregnam
qualquer ambiente, tornando-o carregado e ocasionando perturbações nas pessoas
que neles se encontram. Ervas utilizadas:
*palha de alho - afasta más vibrações
*Arruda - corta negatividade
*Folha de bambu - afasta vampiros
astrais
*Benjoim e Canela - afastam
larvas astrais
Varra a casa ou local a ser
defumado, acenda uma vela para seu anjo de guarda, depois acenda um braseiro e
coloque dentro do mesmo três tipos diferentes de ervas. Defume de dentro para
fora, cantando o ponto de defumação e mantendo a concentra
b-Defumação lustral : Além de afastar alguns remanescentes astrais que por ventura tenham se mantido após a defumação de descarrego, esta defumação atrai para o ambiente correntes positivas das entidades, que se encarregarão de abrir seus caminhos. Ervas usadas:
b-Defumação lustral : Além de afastar alguns remanescentes astrais que por ventura tenham se mantido após a defumação de descarrego, esta defumação atrai para o ambiente correntes positivas das entidades, que se encarregarão de abrir seus caminhos. Ervas usadas:
*Alfazema - Limpa e purifica o
ambiente
*Eucalipto - Atrai a corrente de
Oxossi
*Colônia - Atrai fluidos benéficos
*Louro - Atrai a prosperidade
Esta defumação deve ser feita da porta
da rua para dentro do ambiente.
Bater Cabeça
Esse é o ato de submissão em que nos abaixamos diante de Oxalá (Jesus) e de todos os Orixás, pedindo sua proteção. O médium se curva e toca suavemente a testa sobre a sua toalha no congá. Em primeiro lugar batem cabeça os dirigentes da casa, seguidos dos médiuns e dos demais integrantes da corrente. Os médiuns batem cabeça: no conga , nos atabaques e para os dirigentes da casa (pai e mãe), depois pai e mãe pequenos (se houver). Bate-se cabeça no conga pelo respeito que o lugar impõe tendo o pensamento voltado a Deus -Uno ou Oxalá, e ainda como sinal de respeito ao chefe espiritual da casa.
Esse é o ato de submissão em que nos abaixamos diante de Oxalá (Jesus) e de todos os Orixás, pedindo sua proteção. O médium se curva e toca suavemente a testa sobre a sua toalha no congá. Em primeiro lugar batem cabeça os dirigentes da casa, seguidos dos médiuns e dos demais integrantes da corrente. Os médiuns batem cabeça: no conga , nos atabaques e para os dirigentes da casa (pai e mãe), depois pai e mãe pequenos (se houver). Bate-se cabeça no conga pelo respeito que o lugar impõe tendo o pensamento voltado a Deus -Uno ou Oxalá, e ainda como sinal de respeito ao chefe espiritual da casa.
Após este ato todos estão prontos para o
início da gira propriamente dita.
Incorporação
Chamam-se através dos pontos cantados, as entidades que virão para os trabalhos. Após a chegada destas, a direção da casa os saúda e os guias incorporados cumprimentam-se entre si e ao congá.
Chamam-se através dos pontos cantados, as entidades que virão para os trabalhos. Após a chegada destas, a direção da casa os saúda e os guias incorporados cumprimentam-se entre si e ao congá.
Em muitos terreiros há a
separação do passe da consulta, uma linha dará os passes, outra fará as
consultas. Se for dia de homenagem a alguma
entidade, não haverá consultas, somente sendo permitida a assistência cumprimentar
a entidade homenageada. Em dias de giras normais serão realizados atendimentos,
bem como descarregos e demais trabalhos que se façam necessários aos assistentes.
Fechamento
Após o atendimento, é feito o fechamento da gira com uma oração e um agradecimento do dirigente as entidades e aos médiuns que ali se fizeram presentes prestando a caridade. Após a oração é cantado o ponto de encerramento e é fechada a gira.
Ponto de Fechamento da Gira:
Após o atendimento, é feito o fechamento da gira com uma oração e um agradecimento do dirigente as entidades e aos médiuns que ali se fizeram presentes prestando a caridade. Após a oração é cantado o ponto de encerramento e é fechada a gira.
Eu fecho a nossa Gira com Deus e Nossa Senhora
Eu fecho a nossa Gira Samborê Pemba de Angola
Fechei a nossa Gira...
Eu fecho a nossa Gira Samborê Pemba de Angola
Fechei a nossa Gira...
Á benção aos mais velhos e também aos mais novos. Muito interessante essa matéria. Foi de grande aprendizado p mim. Muito obrigado.
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