UMBANDA
A Umbanda é uma religião lindíssima, e de grande
fundamento, baseada no culto aos Orixás e seus servidores: Crianças, Caboclos,
Preto-velhos e Exus etc. A Umbanda nasceu da fusão da religião africana trazida
pelos negros nos tempos da colonização, a Nação, com a religião praticada pelos
nossos colonizadores Europeus, o Catolicismo, e a Pajelança, que era praticada
pelos Índios aqui no Brasil. A necessidade de preservar a cultura e a
religiosidade fez com que os negros associassem as imagens dos santos católicos
aos seus Orixás, como forma de burlar a opressão religiosa sofrida naquela
época, e assim continuar a praticar e difundir o culto as forças da natureza. A esta associação, deu-se o nome de "Sincretismo religioso", e nasceu
no Brasil a religião Umbanda, com muitos preceitos e fundamentos da Nação, mas
também com as imagens e menções aos santos católicos. Além do culto as forças
da natureza a religião africana, a Nação, também cultua os antepassados, e
desta forma a Umbanda também o fez. Os antepassados dos que
praticavam e difundiam a religião naquela época eram reis, rainhas, príncipes,
princesas e até gente comum trazidas ou não da África como escravos.
Estes espíritos desencarnados são conhecidos por nós como Preto-velhos,
muitos dos quais optaram por traçar a sua evolução espiritual através da
prática da caridade, mantendo as características de sua última encarnação e
incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. O mesmo se pode dizer sobre
os espíritos de colonos, caboclos, índios, boiadeiros, crianças e até de
pessoas comuns que tiveram uma passagem difícil pela terra, e que se juntaram a
esta religião por afinidade, para evoluir e ajudar outros a evoluírem através
da prática da caridade: Incorporando, dando passes, passando mensagens,
medicando, orientando, protegendo, etc, etc.
Estes grupos de espíritos estão na Umbanda "organizados" em
falanges: Caboclos, Preto-velhos,
Crianças e Exus etc... Cada uma delas com funções, características e
formas de trabalhar bem específicas, mas todas subordinadas as forças da natureza
que os regem, os ORIXÁS. Na verdade a Umbanda é bela exatamente pelo fato de
ser mista como os brasileiros, por
isso é uma religião totalmente brasileira.Religião que tem por base a prática
da caridade e tem em uma de suas funções a elevação espiritual do médium e das
entidades que governam o próprio médium. É um culto popular aceito em todas as
camadas sociais e de fácil acesso. A
Umbanda, embora tenha origens em diversas raças e nações, torna-se simples à
medida que o médium adentra em seus conhecimentos. Dentre muitas entidades que
baixam nos inúmeros terreiros de Umbanda existentes, cito como exemplo:
Caboclos e Pretos-Velhos, que são considerados como tendo muita luz espiritual,
força e sabedoria. Em verdade, o ritual de Umbanda é uma variação de outros cultos, baseada
no espiritismo e como disse, tendo por base a caridade. Em um dos seus pilares
teóricos espíritas, Allan Kardec diz que um espírito não é mais que um ser
humano, despojado de um corpo físico. Diz ainda que o homem é constituído de
três partes: alma, que seria imortal; periespírito, também chamado corpo
astral; e um corpo físico. Segundo ele, no momento da morte, a alma retira-se
do corpo rodeada do periespírito que a individualiza e a mantém na sua forma
humana. A forma do periespírito é a forma humana e quando aparece a nossa
frente é geralmente aquela mesma sombra a qual conhecemos o espírito em vida.
Portanto, o periespírito ou “fluido universal” seria definido então como
semi-material e intermediário entre a matéria e o espírito.
CONCEITOS
DA UMBANDA
A Umbanda é uma religião
natural que segue minuciosos ensinamentos de várias vertentes da humanidade.
Ela traz lições de amor e fraternidade sendo cósmica em seus conceitos e
transcendental em seus fundamentos. A
Umbanda apresenta como mensagem religiosa à prática da caridade pura, o amor
fraternal, a paz e a humildade. Ela também se propõe a produzir, pela magia,
modificações existenciais que permitam a melhoria de vida do ser humano.
Através do ato da caridade e dedicação espiritual é que o médium de Umbanda vai
adquirindo elevação e consciência do valor de seu Dom mediúnico, que na verdade
foi lhe dado por Zambi (Deus) para que se aprimorasse aqui na terra. As
incorporações, os passes e descarregos feitos pelo médium de Umbanda é todo um
conjunto de afazeres espirituais que dia a dia fazem parte da vida do
médium. A
Umbanda trabalha com sessões públicas, onde os espíritos guias incorporam em
médiuns preparados e através da palavra de amor ajudam a todos que os procuram
. Trabalha também com a magia para
desfazer encantos maléficos e para limpar a aura dos que precisam. Todos os
trabalhos desenvolvidos na UMBANDA são executados pôr entidades guias como
caboclos, pretos velhos, crianças, boiadeiros e exus etc, que são espíritos em
evolução mais próximos a nós do plano terrestre e guias orientais que trabalham
na cura de males físicos e espirituais Portanto, o médium é patrimônio
maior desta maravilhosa religião de Umbanda.
A Umbanda é uma religião que prega a Paz , a União e a Caridade .
CREDOS DA UMBANDA
- Na existência de um Deus, Único, Onipotente e Onisciente,
criador de todas as coisas, irrepresentável sob qualquer forma e adorado
sob o nome de ZAMBI;
- Em entidades espirituais, em plano
superior de evolução, que não necessitam de novas reencarnações,
responsáveis pela organização dos mundos e dos seres que neles habitam.
São os Orixás, Santos, Chefes de Linhas e Falanges, executores diretos da
Vontade Divina. Entre eles, Oxalá, (Jesus Cristo), como tal, primeiro na
hierarquia deste planeta;
- Em Guias Espirituais e Protetores,
Sábios, poderosos e bondosos, porém necessitados ainda de reencarnações
para seu aperfeiçoamento. São mensageiros dos Orixás e Santos
- Em Seres da Natureza e suas energias
cósmicas que, manipulados com sabedoria e bondade, sob a forma de magia,
auxiliam a peregrinação do homem;
- Na imortalidade do espírito,
sobrevivendo à morte física, a caminho da evolução;
- Na reencarnação, possibilitando o
aprendizado e aprimoramento do Espírito;
- Na Lei do Carma, instituindo que cada
ação gera uma reação;
- Na necessidade do ritual como elemento
mágico e disciplinador ;
- Na prática da mediunidade, sob as mais
variadas modalidades, com o objetivo de caridade material e espiritual;
- No
respeito às demais religiões,
porque todas constituem caminhos de progresso espiritual que conduzem a
DEUS.
Sr. Braghetto - Pai de Santo do lar Umbandista Pai Xangô - Caboclo Pena Branca
ORGANIZAÇÃO DE UM TERREIRO DE UMBANDA
Na parte espiritual as principais autoridades umbandistas são :
Pai de Santo ou Mãe de Santo : são as autoridades máximas de um terreiro , os quais incorporam as entidades , zelam pela manutenção da doutrina e presidem as sessões realizadas no terreiro.
Pai pequeno e mãe pequena: são médiuns com grande experiência espiritual , os quais presidem as sessões do terreiro na ausência do pai de santo ou mãe de santo.
Filhos de santo ou filhas de santo : são médiuns que se apresentam nas diversas fases da mediunidade e auxiliam no culto a organizar o terreiro , e assessoram os pais-de-santo e médiuns de incorporação durante as sessões.
Cambones: São os médiuns que cuidam do orixá, servindo o cigarro ou charuto, suas vestes, escrevendo para ele, enfim auxiliando em todo o trabalho. O cambone é, sem dúvida alguma, o médium mais difícil de doutrinar (aprender), por que ele deve conhecer como é cada orixá, saber servir enfim é uma arte.
Ogan: Os ogans são os responsáveis pela "puxada" dos pontos do terreiro. Eles devem ser detentores da sabedoria e reconhecer qual ponto deve ser puxado para qual entidade. Um ogan deve no mínimo conhecer 7 pontos de cada entidade e de cada momento (pontos de abertura, saudações, pontos de bater cabeça, etc).
Tabaqueiros: Os tabaqueiros são os responsáveis pela curimba, ou seja, pelo toque das atabaques. Um toque diferente pode comprometer qualquer trabalho e ainda ser responsável pelo cruzamento da linha com o candomblé. É muito importante o entrosamento com o Ogan, uma vez que dependem dele para saber o ponto que será puxado e assim poder dar o toque. Os tabaqueiros também devem saber quando, como e porque de cada toque, repique, etc.
Há ainda os auxiliares de culto, que ajudam a organizar o terreiro
Há ainda os auxiliares de culto, que ajudam a organizar o terreiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário